terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A salvação do Rock e os festivais


Discutem sofre a salvação do rock desde os anos 60, quando os Beatles tornaram o seu som mais conceitual, já haviam burburinhos que o rock estava morto. Lembro de uma mitológica entrevista do Mike Patton  (Faith no more) feita pelo Zeca Camargo ainda em tempos de MTV. O entrevistador pergunta sobre a salvação do Rock, e Patton é categórico ao dizer “O Rock já morreu”. Ele disse isso em 91, ano onde o Nevermind do Nirvana explodia, e os Guns n roses eram um dos maiores artistas da época, tanto quanto Michael Jackson ou Madona. Sobre essa ideia de que o rock morreu, ainda existem entrevistas com Raul Seixas em que ele, já nos anos 70, dizia que o rock já estava morto.  

Vendo por esse lado, o Rock já nasceu morto.




Dizer que algo precisa ser salvo remete a ideia que aquilo corre perigo, mas o que corre perigo? O Rock rasgado do Led Zeppelin, o espírito rebelde dos Ramones, o que está em perigo? Penso que esses sons estão presentes em bandas modernas. Jack White ou wolfmothers são tão rock n roll quanto qualquer banda dos anos 70, a já finada banda dos anos 2000, the Libertines tinham integrantes mais malucos do que qualquer Sid Vicious. Por este aspecto, os elementos básicos do rock estão aí sim.


Diziam antes que as gravadoras levavam o rock a morte, estas que por sinal, não atrapalharam no processo criativo dos Beatles, entretanto, essa era a desculpa clássica dos rockeiros pré-internet. As gravadoras morreram, se não morreram, estão em coma, e mesmo assim o rock continuou morto para alguns.

A pergunta não é “Como salvaremos o rock?” ou “Quem salvará o Rock?” a pergunta correta é “O Rock precisa ser salvo?”

O primordial para salvação é que o objeto queira ser salvo. E a quem interessa salvar o rock, salvar de que? Salvar da “popzação”? Ser Pop nunca incomodou o rock, Elvis é um símbolo do mundo pop, então o berço do Rock é muito pop. O Rock está ficando muito coxinha? Bom, os Beatles tocavam de terno e com cabelos perfeitamente penteados, e o baterista do Avenged Sevenfold morreu de overdose, então a teoria do rock ser coxinha é um pouco maluca.

Mas o rock não é mais protagonista? Sim, isso é verdade, a maior banda da atualidade, o Arctic Monkeys, não tem metade da penetração na mídia que o Nirvana teve, entretanto a Adele ou a Lady Gaga também não tem o mesmo alcance da Madona. O Mercado musical está menor, isso não é só pro rock. Hoje a mídia tem um pouco mais de dificuldade de mandar em quem o público gosta, em 2013 ocorreu uma tentativa de se criar o pagode universitário, a industria já estava deslumbrando o possível fim do sertanejo Universitário, o termo Pagode Universitário foi relacionado a grupos como Sorriso Maroto e Revelação, entretanto a massa queria mais sertanejo universitário, e a tentativa da industria falhou miseravelmente.



Credito isso a internet que hoje distribui mais música do que qualquer outro meio já distribuiu na história. Não gosta de sertanejo, não gosta de Rock, sua área é o Reggae? O Soja lota casas de show no Brasil sem nunca ter tocado no rádio massivamente. Pro Rock vale a mesma lógica, acreditem em mim, existem MILHÕES de bandas de rock por aí lançando coisas de todos os estilos.

Então parem de dizer que o rock morreu, o que morreu foi sua vontade de procurar coisas novas. Essa preguiça de procurar coisas novas é representada pela diferença entre o Lollapalooza e o Rock n Rio, o primeiro que até o momento nunca repetiu uma banda, e o segundo que insiste em trazer o Metálica pela milionésima vez. Olha que interessante, qual dos dois festivais tem maior impacto no Brasil? O rock n Rio é claro, pessoas saem de todos os cantos do Brasil para acompanhar o festival, movimento que não ocorre no Lollapalooza. Talvez esses dois festivais já representem bem a resistência ao novo que faz com que muitos digam que o rock morreu.



Então se você abre a boca pra comentar sobre a morte do rock, recomendo procurar a Line Up do Lollapalooza, não só desse ano, procure também as do anos anteriores, você vai ter contato com a vanguarda do rock, garanto, você se surpreenderá com muitas bandas.  

*Texto originalmente postado em Abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.