quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Evolução dos logos da Chevrolet

Já parou pra pensar no que a logo de uma marca quer dizer? Toda logomarca (ou logotipo) representa o nome da marca graficamente. E essa representação sempre leva em consideração a sociedade e principalmente a exigência dessa sociedade sobre o produto, mais do que isso, o que o consumidor espera do seu produto. 

No caso da GM podemos perceber claramente a evolução da marca no seu logotipo. Um ponto importante é a simplicidade que foi apresentada ao longo do tempo e apresentação de curvas. 

Vamos analisar a logo de 1911:
A ideia da fundação da Chevrolet aconteceu em 1909 e se concretizou somente em 1911. E nesta época não existia na cabeça de Louis Chevrolet, fundador da Chevrolet, a marca que estava criando, e por isso a logo teoricamente mais pobre.

2ª logo:
Em 2014 foi o ano em que Louis Chevrolet conseguiu seu primeiro grande investimento, e ele via a importância de tornar mais profissional sua marca, e lhe incomodava a logo que sua empresa tinha na época. Um fato interessantíssimo sobre a logo. Louis em uma de suas viagens a procura de investimento se hospedou  em hotel onde o papel de parede do seu quarto era exatamente o que se tornou a logo da Chevrolet. Note ainda a necessidade de se escrever o nome da marca.

Em 1930 ocorreu a primeira mudança conceitual da logomarca. O que impulsionou essa mudança foi a crise de 1929, que praticamente faliu a empresa e em momentos de crise sempre é a hora certa de realizar uma mudança. Legal lembrar que pela primeira vez a marca é suficientemente famosa pra não ser necessário escrever o nome da marca.

1980, outra mudança conceitual. Vamos lembrar que na década de 70 tivemos a crise do petróleo, e a marca teve que se simplificar para se tornar viável para o consumidor. Um exemplo foi a diminuição da potência do Opala no Brasil, que passou de 4.1 para 2.5 o que teoricamente simplifica o motor e o faz consumir menos. E para representar essa simplificação a Chevrolet simplifica sua logo.


Todas as grandes marcas realizaram mudanças de design com a mudança do século, e a Chevrolet não ficaria fora disso. Lançando em 2003 a versão mais moderna da sua logo, revolucionando na cor. No sentido de cor nova, século novo.
 Em 2009 a Chevrolet teve a maior crise da sua história, e no ano seguinte toda sua diretoria foi trocada. E usando o mesmo parâmetro de 1930, nada melhor do que mudar a logo pra se levantar de uma crise.

Vamos ver quais serão as próximas mudanças da Chevrolet, já que a empresa já demostra estar se recuperando da crise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.